Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Instrução Normativa IBAMA n. 1º, de 25 de janeiro de 2013

   Em 25 de janeiro de 2013, o IBAMA lançou a IN n. 1º que regulamenta o Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos (Cnorp), que já nasce integrado ao Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF-APP), ao Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental (CTF-AIDA) e ao Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP).
   A IN define também os procedimentos administrativos relacionados ao cadastramento e prestação de informações sobre resíduos sólidos, inclusive os rejeitos e os que são considerados perigosos.
   Não foi criado um novo sistema para implementação do Cnorp, apenas reformulados os formulários de “Resíduos Sólidos” já existentes no RAPP. Desse modo, o usuário deverá continuar acessando a mesma página para entrega anual do RAPP onde vinha prestando informações anualmente.
   Esse novo cadastro é um instrumento previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010) e faz parte do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão das Resíduos Sólidos (Sinir), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. 

   
Leia na íntegra a Instrução Normativa nº 1 aqui!
Continue lendo ►

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ferramentas de Ecologia Industrial

   Usar as ferramentas de Ecologia Industrial podem fazer a difrença na hora de elaborar o plano de gerenciamento de resíduos na indústria e se ajustar a PNRS. 

 Não sabe o que é Ecologia Industrial?
   Os sistemas industriais são alimentados por energia, matéria-prima e água, que, transformados pelos processos industriais, resultam em produtos e resíduos. O termo "ecologia industrial" engloba diferentes princípios e estratégias para evitar o desperdício de materiais e energia, minimizando a geração de resíduos e encontrando formas de incorporá-los novamente aos ciclos produtivos.
   O estudo da ecologia industrial visa propulsionar a circulação desse fluxo de materiais dentro do sistema, aumentando seu aproveitamento e balanceando os fluxos de entrada e saída a fim de não alterar o equilíbrio do ambiente. O princípio de produzir sem desperdício e sem emissões, evitando impactos ambientais, é a base ecológica para o desenvolvimento sustentável.
   
     Clique na imagem abaixo e abra o arquivo do infográfico disponibilizado pelo IPT.

 


 
Continue lendo ►

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Curso de Licenciamento Ambiental com 15% de desconto

Curso Licenciamento Ambiental, Trâmites Administrativos e Legislação Aplicada


Aproveite os 15% de desconto até 07/03 e faça sua inscrição!
Continue lendo ►

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Fórum de NR 12 em Piracicaba/SP


  Já conhece a A NR 12?
  Ela tem como objetivo prevenir esses acidentes para preservar a integridade física dos trabalhadores. Estabelece que as máquinas devem ser dotadas de dispositivos de segurança que impeçam os acidentes, obrigação que começa com o fabricante e, portanto, com o projeto da máquina.
   Nos dias 13 e 14 de março ocorrerá em Piracicaba/SP o Fórum de NR 12 com os objetivo de debater a norma e discutir sua aplicação prática nas empresas, além de apresentar o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico aos participantes e as perspectivas sobre linhas de financiamento para a aplicação prática da NR 12 nas empresas.
   Para debater a NR 12, o fórum contará com a presença de Josebel Rubin, presidente do INPAME (Instituto Nacional de Prevenção aos Acidentes em Máquinas e Equipamentos) .
  
 Quer mais informações? Acesse o site:




Continue lendo ►

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Resoluções  do  Conama:  Resoluções  vigentes  publicadas  entre   setembro  de   1984  e   janeiro  de  2012

Que tal ter todas as resoluções CONAMAs dos últimos 30 anos em um único arquivo digital?



   Com 1126 páginas, o livro "Resoluções  do  Conama:  Resoluções  vigentes  publicadas  entre   setembro  de   1984  e  janeiro  de  2012" engloba todas as resoluções deste período. 
   A publicação conta com  dois índices: o Índice Cronológico, com as Resoluções ordenadas por ano, em função da data da legislação, da mais recente (nº 448/2012) à mais antiga (nº 11/1984), e o Índice Temático, subdivido em:
  • Áreas Protegidas
  • Biomas
  • Educação Ambiental
  • Gestão de Espécies de Fauna e Flora
  • Qualidade de Água
  • Controle da Poluição Sonora e do Ar
  • Gestão de Resíduos e produtos Perigosos
  • Licenciamento Ambiental
  • Sistemas de dados e informação – Cadastros
   É importante ressaltar que, para fins legais, os textos publicados neste livro não substituem aqueles publicados no Diário Oficial da União.
Continue lendo ►

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013