Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2013

O acidente não começa do momento do acidente

Quando se buscam as causas dos acidentes comumente se olha sob a perspectiva do erro humano. O raciocínio dos que investigam as causas é apoiado na ideia de que o acidente resulta de falhas técnicas e do erro humano. 
Michel Llory , especialista francês em segurança do trabalho, diz que um acidente não começa no momento do acidente: ele começa muitas vezes anos antes do fato em si acontecer. 
Segundo Llory, investigar um acidente apenas sob a ótica do erro humano é buscar as causas onde é mais fácil, é estudar "embaixo do poste". 
No entanto quando se olha de perto pode-se perceber que o acidente estava "esperando" para acontecer. 
Segundo ele quando se analisa um acidente deve-se levar em conta a história organizacional, porque é nessa história que ocorre a "incubação" do acidente. Há pontos escuros nas organizações que contribuem para aumentar os riscos de que acidentes ocorram. São os impactos das decisões do alto escalão que recaem sobre as organizações, de forma fragmentada, e que tem impacto direto sobre a ocorrência de acidentes, como a redução de efetivos, aumento da carga de trabalho, redução dos prazos, redução de custos, alta rotatividade de técnicos, perda de memória organizacional. 
A prevenção dos acidentes deve ocorrer dissecando as formas de tomada de decisão nas organizações, ou seja, um movimento de subida na hierarquia da empresa. A falha muitas vezes é organizacional, que vai abrindo campo para a falha técnica como variante do erro humano. Por exemplo, quais podem ser o impacto para a segurança de um sistema organizacional baseado no "mais rápido, melhor e mais barato"? Ou num sistema de redução de custos a qualquer preço? 
O diagnóstico é bem mais profundo quando se olha a organização, mas é daí que se percebe os indícios, os sinais dos acidentes, e agir antes que eles aconteçam. 
E nossas organizações comumente "incubam" acidentes, desvalorizando a vida humana.


Acidente em obra viária deixa 3 mortos e 2 desaparecidos em Piracicaba (SP); obra é embargada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!